O que significa UX?
Atualmente se ouve dizer muito sobre UX, mas muitos ainda não conhecem sua definição e onde ele é aplicado. Vamos tentar esclarecer estas dúvidas neste artigo.
Primeiro, UX é uma abreviação de User Experience (experiência do usuário). É basicamente o que o usuário sente ao utilizar um produto, sistema ou serviço. Já conseguiu entender tudo agora? Não? Tudo bem, explicaremos melhor.
Experiência do usuário
Vamos imaginar que você esteja com fome e prefira jantar fora a fazer sua própria comida. Então você vai a um novo restaurante e pode ter diferentes experiências. A comida pode ser muito boa, o atendimento perfeito, o ambiente maravilhoso.
Ou a comida pode ser ruim, o atendimento péssimo e ambiente muito barulhento. Ou ainda, a comida pode ser ótima, mas o atendimento é ruim e o ambiente era agradável.
Ou a comida pode ser ruim, o atendimento péssimo e ambiente muito barulhento. Ou ainda, a comida pode ser ótima, mas o atendimento é ruim e o ambiente era agradável.
É comum o termo UX ser associado a uma coisa boa, mas não é bem assim. A experiência do usuário é todo tipo de experiência, seja ela positiva, negativa ou ambas.
Onde podemos aplicar o UX?
O UX pode e deve ser aplicado em tudo e em todos os lugares. Seja em produtos ou serviços, a experiência do usuário sempre vai existir. Portanto é importante se preocupar em melhorar sempre esta experiência.
É aí que entram os profissionais de UX, que vão identificar e elaborar melhorias para que o produto ou serviço seja uma experiência positiva para o usuário.
Porque trabalhar a UX em sua empresa?
Trabalhar o UX é realizar um conjunto de práticas e mindsets que estudam os diversos processos dentro de um serviço ou produto, como usabilidade, design, acessibilidade, marketing, performance do sistema e utilidade, por exemplo. E as vantagensde se trabalhar o UX em sua empresa são:
- Aumento da produtividade do usuário
- Diminuição dos erros do usuário
- Diminuição dos gastos com treinamento
- Economia de dinheiro fazendo alterações mais cedo no ciclo de vida do produto
- Diminuição dos gastos com suporte a clientes/usuários
- Aumento das vendas
- Redução de custos de suporte ao consumidor e SAC
- Economia fazendo alterações mais cedo no ciclo de vida do produto
- Redução dos custos de treinamento de vendedores externos e implementação
- Uma UX positiva é tão importante para o usuário quanto para a empresa, pois um usuário feliz se torna um ótimo divulgador de sua marca.
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