LibreOffice.org é uma suíte de aplicativos livres para escritório, completa e disponível para todas as plataformas, como Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X.
Pode ser utilizado à vontade, pois é um programa gratuito. É baseado em software livre (onde se permite adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo).
Este programa conta com vários aplicativos para escritório, como editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides, banco de dados, desenhos vetoriais e fórmulas matemáticas. Os programas são compatíveis com os arquivos do Microsoft Office e vêm com conversor de PDF, entre outros recursos.
O LibreOffice.org surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, que, por sua vez, é também uma ramificação do StarOffice. Foi adquirido pela Sun Microsystems em agosto de 1999. Pouco tempo depois, em outubro de 2000, seu código fonte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo.
O LibreOffice.org pode ser instalado a partir de um CD-ROM ou fazendo o download do programa pela internet. Existem também as versões portáteis para baixar para pen-drive ou DVD.
É comum entre os leigos, se achar que por ser um software livre, ele só é disponível para o sistema operacional Linux. Pensa-se erroneamente, que todos os programas baseados em Software Livre são exclusivos apenas para esta plataforma. Outro equívoco é achar que não é possível transferir os arquivos criados no LibreOffice.org para a Microsoft Office, ou vice-versa.
Além de uma interface limpa e poderosas ferramentas, o LibreOffice.org incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte office livre e de código aberto do mercado. E seus arquivos são compatíveis com Lotus SmartOffice, StarOffice.org, Google Docs, OpenOffice.org, Microsoft Office , Zoho Docs, Koffice, entre outros. Portanto, você pode gerar, gravar com a extensão adequada e transferir um arquivo LibreOffice.org para alguém cujo computador ainda não disponha do mesmo.
Não precisa se preocupar, pois o aplicativo é extremamente leve e certamente não vai trazer dificuldades para rodar a tela principal ou os tipos de documento oferecidos nele, mesmo em computadores mais modestos.
Sua interface é bem parecida com a do Microsoft Office. A tela do aplicativo oferece as ferramentas na forma de botão, divididas em um menu superior. O programa, ao contrário de algumas aplicações desse estilo, não traz apenas as três ferramentas básicas, mas todas as mais usadas. O layout é limpo. A tela inicial foi desenhada, apresentando uma barra lateral com os botões que dão acesso ao Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.
O LibreOffice.org também conta com extensões como PDF Import e templates disponibilizados para fazer trabalhos repetitivos de forma fácil e rápida. É uma versão até melhor que a Microsoft Office, dependendo do seu perfil de usuário, e certamente faz jus à boa fama que tem.
Seus componentes são:
• Calc (planilha de cálculo) – possui todas as funcionalidades avançadas de análise, gráficos e para tomada de decisões e mais de 300 funções financeiras, estatísticas e matemáticas, entre outras.
O LibreOffice.org tem uma série de recursos úteis, é gratuito e fornece ferramentas avançadas. E é o segundo aplicativo mais utilizado no Brasil, entre as suítes de escritório.
No Brasil, tivemos problemas com a marca OpenOffice.org. Em 1998, uma empresa do Rio de Janeiro (BWS Informática) registrou a marca “Open Office” junto ao INPI. Dado o sucesso da marca / suíte OpenOffice.org, a companhia carioca que havia registrado o nome Open Office perpetrou uma campanha de ameaças de processos por uso indevido da sua marca, obrigando a comunidade brasileira a adotar um novo nome: BrOffice.org.
Se você não gostar do programa, basta lembrar que é possível criar um ponto de restauração do seu sistema operacional, assim você pode restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.
Queremos agradecer a atenção dos nossos leitores no ano de 2015.
A Integrate espera continuar informando e agradando a todos também no ano de 2016, e nos futuros anos também. Desejamos à todos um Feliz Ano Novo!!!
Autor(a): Carolina Cordoval Melo