Público-Alvo
Podemos dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica.
Quando falamos de público-alvo estamos nos referindo a um grupo de pessoas que consideram úteis os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Esse grupo se interessa pelo que você fornece, mas não quer dizer que todos os seus membros serão seus clientes, ok?
Geralmente o público-alvo traz informações como:
- estado civil
- formação
- gênero
- hábitos de compra
- idade
- profissão
- região do país
Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo?
Suponha que eu sou a dona de uma loja virtual de roupas femininas.
Caso fosse descrever os meus clientes, eu poderia usar essas palavras para caracterizar o meu público-alvo:
Mulheres de 20 a 25 anos, estudantes, solteiras, residentes de Belo Horizonte, moram com os pais, possuem renda familiar entre 2 e 5 mil, passam bastante tempo por dia na internet e compram em lojas virtuais
Outro exemplo que podemos utilizar
Digamos que minha empresa seja uma loja de artigos para barbear, eu poderia usar essas palavras para caracterizar o meu público-alvo:
Homens, entre 20 e 50 anos, moradores de capitais, com renda entre 2 e 3 mil, que tenham barba e gostem de manter a aparência sempre em dia.
O público-alvo ilustra uma parcela da população que pode a vir a se interessar pelo seu produto ou serviço, como você pode ver no exemplo acima. Ter um público-alvo definido é muito importante para qualquer marca, pois se você não sabe para quem esta produzindo, como sabe o que vai produzir?
A definição de público-alvo serve para que você identifique um nicho de mercado e desenvolva produtos e serviços adequados para esse nicho, a fim de aumentar as vendas. Ela representa a preparação que você precisa para ingressar em determinado mercado.
Como descobrir o público-alvo do meu produto
Para descobrir seu público-alvo mais facilmente é interessante se fazer essas perguntas:
- seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
- em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?
- esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres?
- qual é a idade dos seus consumidores?
- qual é a renda?
- qual é a formação?
- qual é o estado civil?
- qual é a idade ou a geração para a qual se destina o produto?
- com qual frequência consome o produto?
Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil identificando os padrões dentre eles.
Persona
A persona surge do conceito de público alvo e é um indivíduo e não um grupo de pessoas, ela é uma pessoa ideal que consome os seus produtos. A persona é definida através de uma pesquisa muito profunda sobre os seus clientes e, a partir daí, se cria um perfil.
Com a mudança para o termo persona, a empresa consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, conseguindo lidar diretamente com ele e o tratando de uma maneira personalizada.
Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — o que leva a uma criação e uma segmentação mais focada e eficiente.
Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:
- um nome fictício, para facilitar a conexão
- uma breve história sobre o dia a dia da persona
- profissão
- hábitos de compra
- estilo de vida
- redes sociais favoritas
- hobbies
- valores
- dúvidas
- ambições
Dentro do público-alvo, existem diversos perfis de clientes. Continuando com nosso exemplo anterior, podemos pensar que existem mulheres que gostam de roupas modernas e despojadas, enquanto outras preferem roupas tradicionais.
Existem aquelas que vão até a loja para comprar e aquelas que preferem comprar pela internet, por exemplo. Neste sentido, a persona é o seu cliente ideal, é um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente que a sua loja de roupas poderia ter.
Definir as personas do seu negócio requer um trabalho mais detalhado de pesquisa para que você entenda todas as características necessárias para montar o perfil como as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seus sonhos e desejos, como se relaciona com a família, amigos e colegas de trabalho etc
Essas informações te ajudam a construir estratégias de marketing mais efetivas, pois você aumenta a precisão de cada ação, indo direto ao ponto. A abordagem de marketing torna-se personalizada, o que certamente conquista a atenção e fidelização dos clientes.
Exemplo Público-Alvo: Crianças/Meninas que moram com os pais, idade entre 1 a 12 anos, residentes em Belo Horizonte, renda mensal dos pais acima de 8 salários mínimos.
Exemplo Persona: Ana Clara, tem 9 anos, mora em Belo Horizonte, adora conversar com as amigas, ir ao balé e desenhar. Quer ser uma youtuber e fazer vídeos sobre seus desenhos e os materiais que tem. Apesar de ser criança, já tem estilo próprio e gostar de se vestir bem.
Viu como fui bem mais específica? A persona cria um perfil para o comprador ideal daquela empresa e, com isso, é possível segmentar e ser mais assertiva em suas campanhas.
Quais são os benefícios e quando usar a persona
Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações para melhorar os resultados, como:
- melhor linguagem
- em quais redes sociais investir em anúncios
- quais assuntos abordar
- formatos de conteúdo ideais
- palavras-chave
- em quais meios de comunicação investir
- Afinal qual é a diferença entre público-alvo e persona?
- Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing.
Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, além de partir de um pouco de storytelling para ajudar a criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.
Um ultimo exemplo de publico alvo x persona:
E então, ficou clara qual é a diferença entre público-alvo e persona? Então se você já sabe qual é o seu público-alvo, comece a pensar em ações para definir a sua persona. Você acrescentaria algum dado ou informação para melhor definir cada um destes conceitos? Comente abaixo
Leia tambem nosso artigo: 7 TIPOS DIFERENTES DE SITE. QUAL É O MELHOR TIPO DE SITE PARA SUA EMPRESA?