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Diferença entre persona e publico alvo?


Público-Alvo

Podemos dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica.

Quando falamos de público-alvo estamos nos referindo a um grupo de pessoas que consideram úteis os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Esse grupo se interessa pelo que você fornece, mas não quer dizer que todos os seus membros serão seus clientes, ok?

Geralmente o público-alvo traz informações como:

  • estado civil
  • formação
  • gênero
  • hábitos de compra
  • idade
  • profissão
  • região do país


Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo?

Suponha que eu sou a dona de uma loja virtual de roupas femininas.

Caso fosse descrever os meus clientes, eu poderia usar essas palavras para caracterizar o meu público-alvo:

Mulheres de 20 a 25 anos, estudantes, solteiras, residentes de Belo Horizonte, moram com os pais, possuem renda familiar entre 2 e 5 mil, passam bastante tempo por dia na internet e compram em lojas virtuais

Outro exemplo que podemos utilizar

Digamos que minha empresa seja uma loja de artigos para barbear, eu poderia usar essas palavras para caracterizar o meu público-alvo:

Homens, entre 20 e 50 anos, moradores de capitais, com renda entre 2 e 3 mil, que tenham barba e gostem de manter a aparência sempre em dia.

O público-alvo ilustra uma parcela da população que pode a vir a se interessar pelo seu produto ou serviço, como você pode ver no exemplo acima. Ter um público-alvo definido é muito importante para qualquer marca, pois se você não sabe para quem esta produzindo, como sabe o que vai produzir?

A definição de público-alvo serve para que você identifique um nicho de mercado e desenvolva produtos e serviços adequados para esse nicho, a fim de aumentar as vendas. Ela representa a preparação que você precisa para ingressar em determinado mercado.

Como descobrir o público-alvo do meu produto


Para descobrir seu público-alvo mais facilmente é interessante se fazer essas perguntas:

  • seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas? 
  • em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto? 
  • esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres? 
  • qual é a idade dos seus consumidores? 
  • qual é a renda? 
  • qual é a formação? 
  • qual é o estado civil? 
  • qual é a idade ou a geração para a qual se destina o produto? 
  • com qual frequência consome o produto? 


Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil identificando os padrões dentre eles.

Persona


A persona surge do conceito de público alvo e é um indivíduo e não um grupo de pessoas, ela é uma pessoa ideal que consome os seus produtos. A persona é definida através de uma pesquisa muito profunda sobre os seus clientes e, a partir daí, se cria um perfil.

Com a mudança para o termo persona, a empresa consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, conseguindo lidar diretamente com ele e o tratando de uma maneira personalizada.

Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — o que leva a uma criação e uma segmentação mais focada e eficiente.

Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:

  • um nome fictício, para facilitar a conexão
  • uma breve história sobre o dia a dia da persona
  • profissão
  • hábitos de compra
  • estilo de vida
  • redes sociais favoritas
  • hobbies
  • valores
  • dúvidas
  • ambições


Dentro do público-alvo, existem diversos perfis de clientes. Continuando com nosso exemplo anterior, podemos pensar que existem mulheres que gostam de roupas modernas e despojadas, enquanto outras preferem roupas tradicionais.

Existem aquelas que vão até a loja para comprar e aquelas que preferem comprar pela internet, por exemplo. Neste sentido, a persona é o seu cliente ideal, é um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente que a sua loja de roupas poderia ter.

Definir as personas do seu negócio requer um trabalho mais detalhado de pesquisa para que você entenda todas as características necessárias para montar o perfil como as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seus sonhos e desejos, como se relaciona com a família, amigos e colegas de trabalho etc

Essas informações te ajudam a construir estratégias de marketing mais efetivas, pois você aumenta a precisão de cada ação, indo direto ao ponto. A abordagem de marketing torna-se personalizada, o que certamente conquista a atenção e fidelização dos clientes.

Exemplo Público-Alvo: Crianças/Meninas que moram com os pais, idade entre 1 a 12 anos, residentes em Belo Horizonte, renda mensal dos pais acima de 8 salários mínimos.

Exemplo Persona: Ana Clara, tem 9 anos, mora em Belo Horizonte, adora conversar com as amigas, ir ao balé e desenhar. Quer ser uma youtuber e fazer vídeos sobre seus desenhos e os materiais que tem. Apesar de ser criança, já tem estilo próprio e gostar de se vestir bem.

Viu como fui bem mais específica? A persona cria um perfil para o comprador ideal daquela empresa e, com isso, é possível segmentar e ser mais assertiva em suas campanhas.

Quais são os benefícios e quando usar a persona


Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações para melhorar os resultados, como:

  • melhor linguagem
  • em quais redes sociais investir em anúncios
  • quais assuntos abordar
  • formatos de conteúdo ideais
  • palavras-chave
  • em quais meios de comunicação investir
  • Afinal qual é a diferença entre público-alvo e persona? 
  • Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing.


Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, além de partir de um pouco de storytelling para ajudar a criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.

Um ultimo exemplo de publico alvo x persona:



E então, ficou clara qual é a diferença entre público-alvo e persona? Então se você já sabe qual é o seu público-alvo, comece a pensar em ações para definir a sua persona. Você acrescentaria algum dado ou informação para melhor definir cada um destes conceitos? Comente abaixo

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