Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Integrate

Saiba o que é e para que serve um Data Center

Um centro de processamento de dados (CPD). Um ambiente projetado para servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, dentre outros componentes de uma empresa ou organização, sendo vitais para as operações diárias das informações.

Trata-se basicamente de um local projetadopara ser extremamente seguro, pois pode abrigar um ou milhares de servidores de bancos de armazenamento de dados, que processam grande quantidade de informações diariamente. Considerado o sistema nervosode uma empresa.
O principal objetivo de um data center é processar de maneira adequada grande quantidade de informações, garantindo uma disponibilidade ininterrupta e confiável para o gerenciamento das informações contidas nele.
Todos nós dependemos, mesmo que indiretamente, de um data center. Qualquer atividade no mundo web tem algo relacionado a um data center. Você sabe, por exemplo, onde fica armazenado cada foto que você publica nas redes sociais?
Podemos dar o exemplo do Facebook, Youtubee Instagram, que atualmente são as redes sociais que mais recebem uploadsde imagens e vídeos por mês em todo o mundo. E onde estão armazenadostodos estes dados? Sim, está tudo em um data center.
Um data center eficaz precisa de investimentoequilibrado nas instalações e nos equipamentos hospedados. A segurança e a confiabilidade dos datacenters e suas informações são uma prioridadepara as empresas e organizações.
Sua infraestrutura de rede deve contar com conexões (links) redundantes que garantem o acesso aos sistemas hospedados mesmo se houver falhas com uma ou mais conexões com a internet.  Sua segurança física deve contar com mecanismos de segurança para restringir o acesso somente a pessoas autorizadas. A prevenção contra incêndios deve ser rigorosa, com sistemas que evitem e previnam que os equipamentos sejam danificados.


Por este motivo também se deve investir na refrigeraçãodos equipamentos, garantindo que a temperatura do ambiente e dos equipamentos esteja em níveis aceitáveis para o funcionamento adequado deles, o que garante melhor rendimento e eficácia. Quanto a energia do data center, o fornecimento de acesso a informações 24 horas por dia faz com que sejam uma das instalações que mais consomem energia no mundo. E justamente por isso é recomendado contar com um fornecimento composto por sistemas de no-breaks, geradorese alimentação por mais de uma substação.
Embora os projetos de data centers sejam exclusivos, eles podem ser divididos em duas categorias principais:
Data center privado; geralmente operados por corporações, instituições ou agências governamentais para armazenar dados de processamentos internos.
Internet data center; gerenciado por um provedor de serviços de telecomunicações, que oferecem serviços de hospedagem de sites, e-mails, equipamentos de empresas, armazenamento de conteúdo, dentre outros serviços oferecidos ao usuário.
Atualmente os equipamentos de um data center evoluírammuito, e garantem mais performance que a geração anterior, com novas tecnologias de segurança, como criptografia dos dados.

Apesar de ser extremamente eficaz para uma empresa ou organização montar um data center para manter seus dados seguros, a opção de contratar serviços de empresas especializadasneste segmento pode oferecer a mesma segurança para as empresas ou organizações à um preço mais em conta.

A Integrate oferece vários serviços essenciaispara sua empresa com a proteção e segurança que sua empresa precisa. Entre em contato ou conheça nossos serviços em nossa Central doCliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// entre em contato

Solicite seu orçamento

Iniciar conversa
Posso ajudar?